Texto originalmente escrito em 13/02/2020
Hoje minha dica cultural vai para um estilo musical o Heavy Metal.
Antes de começar preciso dizer duas coisas, a primeira sim sou apaixonado pelo estilo então o texto será muito parcial e dois, vou usar o termo Heavy Metal para me referir de forma genérica a todas as subdivisões do gênero.
Exatamente no dia 13 de fevereiro de 1970 ou seja há exatos 50 anos, era lançada a pedra fundamental do estilo o primeiro e auto intitulado disco do Black Sabbath.
Aí você me pergunta, o quê o Metal tem a ver com a Psicologia? Eu já te respondo: tudo!! Nenhum estilo musical jamais descreveu a mente humana, os sentimentos e pensamentos como o nosso querido Metal.
O Metal é universal, tocado em todos os cantos do universo em um número sem fim de idiomas. Para curiosidade existem músicas em latim, tupi, saxão antigo e até uma banda finlandesa que canta em português.
O Metal é acolhedor pessoas de todas as raças, etnias, gêneros e idades escutam e tocam Metal, existem até bandas com cães e um papagaio como vocalista.
As letras do Metal descrevem a mente humana e os sentimentos de um modo nunca visto em qualquer outro estilo musical (bem talvez a ópera). Ou algum outro estilo fala de política, religião, amor, ódio,raiva, esperança, filosofia, história, mitologia, sexo, morte, diversão, depressão, alegria, física, vida em outros planetas? Com certeza não.
O Metal cria um elo, graças ao estilo tenho amigos no Líbano ou na Suécia por exemplo.
E o principal o Metal salva vidas, já ouvi diversas pessoas dizendo que o estilo os impediu de cometer até um suicídio. Eu pelo menos posso dizer que se não fosse pelo Metal eu não teria confiança alguma na vida.
Você que já escuta o estilo nada do que falei é novo, e para você que tem preconceito dê uma chance quem sabe não será paixão à primeira audição? Mas logo aviso, uma vez que entrar é difícil sair.
E para quem diz que o Metal é barulhento, não!!! O Metal é intenso como a vida é.
Uma boa semana para você!!
Autor Luciano Arruda, Psicólogo clínico seu contato é: consulta@lucianoarrudapsicologo.com.br
Comments